email chbplan

email chbplan

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O USO DO TWITTER COMO FERRAMENTA DE PESQUISA DE MÍDIA.

Inevitável à convergência que toma força na nova sociedade multimeios. Em relação a isso, que benefícios podem trazer a interação de ferramentas da propaganda clássica e digital?

Em notícia recebida do site AcontecendoAqui.com , em 12/01/11, tomou-se conhecimento do Kingo Meter uma ferramenta de pesquisa dos fluxos de twitts com os patrocinadores do programa Big Brother Brasil 11. Os patrocinadores são: Bout’s, Brastemp, Chilli Beans, Fiat, Guaraná Antártica, Honda Motos, Ipanema, Kibon, Knorr, Lukscolor, Niely Xampus, Samsung e Sundown.

O Kingo Meter é uma ferramenta desenvolvida pelo Kingo Labs empresa de inovação e tecnologia especializada em métricas, reality mining e desenvolvimento web e móbile. O Kingo Meter:

[...] não é uma ferramenta de monitoramento tradicional, é uma ferramenta de análise e rankeamento em tempo real. [...] Usando a Streaming API do Twitter, possibilita esta análise em tempo real e sem grandes limitações. Não existem filtros de linguagem. [...]. O se quer é medir o impacto de uma marca que anuncia neste programa .
A intenção é fazer um levantamento para verificar a validade do Kingo Meter como ferramenta convergente, capaz de propor indicadores para avaliar a reação das mídias sociais em relação à televisão aberta.

Durante um período registraram-se os fatos do programa e relacionando-os aos índices Kingo Meter. Os índices foram tabulados e analisados apontando, dentro do período da amostra, as marcas que tiveram maior desempenho e o modelo de comunicação de maior impacto.

A ferramenta ainda fará análise do tipo de citação, positiva ou negativa, porém não serão aqui analisadas.

A pesquisa quantitativa foi feita entre 12/01/11 a 16/01/11, durante as apresentações do programa ao vivo no sinal aberto. Os dias 12 e 16/01/11 limitam o início e o fim por serem programas sem nenhuma ação das marcas.

Efetuaram-se as medições dos indicadores em momentos significativos. Primeiramente ao início e ao fim do programa. Também, cientes das intervenções das marcas através de comerciais pagos, merchandising (evento ou uso) e fatos diretamente relacionados entre os participantes e a marca foram anotados.

Destas medições foram extraídos 2 indicadores: a) diferença entre início e fim (D) e b) os maiores Twitts Por Minuto (TPM) por comercial, merchandising ou fato. O Índice de Desempenho é calculado com os dados dos dois índices. A diferença entre o início e o fim do programa comporá um dos valores da média. Nova média, agora incluindo todos os indicadores, resulta o Desempenho. As primeiras análises da tabulação basearam-se nos números de audiência inicial e final. A maior audiência média foi de 10,154 T.P.M. e a menor audiência média foi de 1,908 T.P.M. o que apontou um nível médio positivo.

A segunda, em que todas as marcas que tiveram ações durante o programa obtiveram um salto na audiência, entre as quais Fiat, Nyeli Xampus e Sundown (Exposição da Marca), Guaraná Antártica (Ação e Fato) e Knorr (VT 30”).

A marca Guaraná Antártica teve uma reação excepcional, pois sua ação de merchandising falhou gerando um grande volume de twitts. As marcas que não promoveram ações não tiveram suas audiências modificadas e em alguns casos levaram a resultados negativos (Ipanema com – 0,8 T.P.M.). Abaixo, apresenta-se a listagem de desempenho geral do maior para o menor:

Desempenhos das marcas



Também pode se verificar que nas médias os fatos têm maior impacto que o merchandising, o comercial de 30” ou da média do programa.

Ações de Comunicação


Destacaram-se significativamente os fatos inesperados que causaram picos de audiência. Também se percebeu a efetividade das ações de comunicação em relação a média do programa.

Com relação à ferramenta, inicialmente deve-se considerar que o Twitter, área da pesquisa, apresenta apenas uma pequena amostra do universo. Sua audiência é proporcional ao vínculo à internet e ao uso deste site.

Quanto ao desempenho das marcas concluiu-se que as que promovem ações de comunicação diretas ou indiretas são percebidas facilmente na ferramenta.

O argumento do relacionamento das ferramentas clássicas e digitais efetiva-se como passível de ser usada como fonte de informações digitais para ações de comunicação ou marketing clássico. Percebeu-se pela capacidade imediata de sua medição, da capacidade de permitir um levantamento quantitativo passível de análise e conclusões.
Esta análise, sem objetivo científico, buscou apenas identificar a possibilidade de uso da ferramenta. Acredita-se que uma modelagem adequada pode trazer grandes benefícios e ser eficiente para diversos públicos, produtos ou marcas específicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário