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Cases

Cliente: Lojas Salfer – Joinville


Problema: manter o fluxo no ponto de venda sem uso de mídia televisão

Histórico: O cliente mantinha contratos com canais de televisão aberta. Quando de sua majoração, acima da expectativa do anunciante, cancelou-os.

Solução: Desenvolvemos uma campanha temática e lúdica. Para manter o fluxo no ponto de venda desenvolvemos um display composto de um recipiente transparente, repletos de bolas de gude e uma urna para cada loja. O objetivo era cada loja premiar o cliente que acertasse ou aproximasse da quantidade de bolas de gude no recipiente, usando cupom distribuído gratuitamente.

A campanha, estruturada com mídias não televisivas e mídias alternativas buscou levar o consumidor ao ponto de venda. Ações em rádio com spots 30 seg. e testemunhais dos gerentes, anúncios em jornal com cupons identificados, tabloides de ofertas também com cupons identificados, rádio volantes nos municípios que o cliente possuía filial, material de ponto de venda (flâmulas, cartazetes e banners) e cupons avulsos.

O Resultado em fluxo foi positivo, mantendo-se nos mesmos níveis anteriores. O investimento em comunicação também se manteve dentro da verba determinada. Com os cupons identificados pude-se analisar o resultado da mídia, sendo o cupom distribuído isoladamente o de maior quantidade. Nestes termos o anunciante pode confrontar as mídias televisivas e reverter a majoração dos custos propostos pelas emissoras.



Cliente: Lojas Salfer – Joinville

Problema: Identificar previsão de consumo e condições comerciais.

Histórico: O anunciante conhecia, através de seu banco de dados, o histórico de consumo de produtos por época. Porém este histórico gerava estatísticas por estação, ou seja, perfis quadrimestrais. O mercado de varejo exige agilidade o que não se estava conseguindo.

Solução: Desenvolvemos mecanismos de pesquisa que consistia dos seguintes critérios: definição da margem de acerto, definição da quantidade de pesquisas aplicadas, definição da região geográfica e definição do target.

A margem de acerto de 85% seria conseguida aplicando-se apenas 80 pesquisas. A região selecionada, em Joinvile, sede da empresa, foi o terminal urbano central, que é o local de maior fluxo de pedestres da cidade. O target selecionado foi ambos os sexos, de 21 a 55 anos, classes C e D.

A pesquisa teve duas questões. A primeira questão, aberta, onde o entrevistado declarava o que pretendia comprar nos próximos 3 meses. A segunda questão, fechada, apresentava as formas de pagamento pretendido.

Com base nestes resultados puderam-se definir os produtos e a condição de pagamento a serem ofertados pela mídia, gerando um grande retorno do investimento em vendas.



Cliente: Tuper Tubos – São Bento do Sul

Problema: O cliente não tinha cultura como anunciante e carecia de informações acerca de mídia impressa técnica.

Histórico: A Tuper Tubos estava implementando ampliações de seus negócios e desenvolveu, com uma consultoria, serviços customizados para os clientes.

Solução: A agência pesquisou inúmeros títulos de publicações em mídia impressa técnica. Com base nesta listagem foi gerada uma tabela, de fácil análise pelo anunciante, que possibilitava a decisão sobre uso das mídias.

A tabela analisou diversos critérios como tiragem, abrangência geográfica, custo por mil, valor absoluto do anúncio e aderência aos produtos do anunciante. Esta análise proporcionou o desenvolvimento de planos de mídia em revistas e jornais de forma bastante precisa otimizando ao máximos os recursos destinados a mídia.



Cliente: Fremax Freios (Jofund SA) - Joinville

Problema: A empresa estava lançando-se ao mercado mundial de peças de reposição com objetivos iniciais a Europa e os Estado Unidos e carecia de uma peça rápida apresentando e conceituando a organização

Histórico: A Jofund SA estava com um grande crescimento, com ampliação do parque fabril e melhorando as relações internas, preparando-se para o mercado mundial.

Solução: A adoção de critérios a serem apresentados para outros mercados deveria ter uma linguagem moderna, posicionar o pais como exemplo de desenvolvimento e a empresa como líder do segmento de freios automobilísticos para o mercado de reposição. Além disso o argumento da sua qualidade estava assegurada pelo clientes que faziam aquisições de produtos de linha como Mitsubishi, VW, Ford, GM entre outras.

Com base nestes critérios foi produzida uma peça eletrônica de curta duração, trilingue (português, espanhol e inglês) e de fácil divulgação através de fitas VHS, CD’s DVD’s e postagem no site do anunciante. A solução do problema encontra-se em http://www.youtube.com/watch?v=Hp8ZExuA5E4